Creche
A primeira infância constitui um período fundamental na vida e no desenvolvimento de qualquer criança.
É nestas idades (3 aos 36 meses) que a criança forma a sua personalidade, tem os seus primeiros contactos com o mundo que está para além do seu meio familiar. As primeiras palavras, os primeiros passos, os primeiros amigos, etc.
Objetivos gerais da Creche:
Promover a integração e adaptação da criança;
Criar laços afetivos com a criança;
Respeitar a individualidade e o ritmo de cada um;
Promover a interacção escola/família;
Ajudar a criança a tomar consciência de si própria;
Promover a socialização;
Promover a autonomia da criança;
Estimular o desenvolvimento físico, a coordenação motora, e o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e da linguagem;
Encorajar a criança, gradualmente, a desenvolver a sua capacidade para “estar” com os adultos, com as outras crianças, com objetos;
Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afectiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global;
Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;
Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detectadas.
Pré- Escolar
A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação e destina-se às crianças com idades entre os 3 e os 6 anos de idade.
A educação pré-escolar visa o desenvolvimento integral da criança e tem características próprias que a distinguem dos outros níveis de ensino.
Objetivos gerais do pré-escolar:
Promover o desenvolvimento pessoal da criança, com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de Educação para a Cidadania;
Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
Estimular o desenvolvimento global de cada criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade, e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.
Actividades extracurriculares:
Música para bebes;
Expressão musical;
Expressão física-motora;
Adaptação ao meio aquático.
Apoio à Família:
Horário alargado das 07h30 às 19h15.
Funcionamento normal nas épocas de férias escolares.
Acompanhamento individualizado às crianças durante as refeições.
CATL
Um Centro de Atividades de Tempos Livres – CATL, pretende ser um espaço de apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo, promovendo atividades diversificadas e alternativas às atividades escolares. Proporcionando também nas férias escolares, atividades de enriquecimento cultural e recreativo.
Os grupos do CATL são organizados de forma vertical contando com uma heterogeneidade geracional e cultural. Há um clima de livre expressão das crianças que aposta sobretudo nas experiências de vida, nas opiniões e ideias, proporcionando assim o caminho para a autonomia, intervenção da criança e a criação de um clima de entreajuda entre mais velhos e mais novos.
Objectivos do CATL:
▪ Ser promotor das aprendizagens e competências da criança, desafiando a sua curiosidade e possibilitando-lhe experiências de descoberta e acção/experimentação activa;
▪ Permitir que a criança se sinta segura e confiante no espaço em que está inserida;
▪ Permitir que as crianças compreendam a organização da sala, de forma a serem autónomas e independentes num espaço que é delas;
▪ Ser um espaço onde se promove a autonomia, sentido de responsabilidade, iniciativa, e tomadas de decisão;
▪ Promover o pensamento crítico, o raciocínio e resolução de problemas de ordem emocional, racional e social.
Apoio Escolar
O apoio escolar é um momento privilegiado destinado a promover e desenvolver competências que permitam ao aluno aprender a aprender.
Tem como objetivos:
▪ Apoiar os alunos nos seus trabalhos de casa;
▪ A promoção de metodologias e hábitos de trabalho que favoreçam a autonomia;
▪ Desenvolver a capacidade de aprender;
▪ Promover atividades que permitam a aquisição de métodos e técnicas de trabalho e estudo;
▪ Estimular a leitura;
▪ Desenvolver competências de consulta e utilização de diversas fontes de informação;